1) Defina o que vai escrever
Faça um resumo do que pretende colocar no papel, mesmo que você resolva mudar tudo durante o processo da escrita. Isso permitirá que você tenha uma direção na sua jornada.
2) Estabeleça a sua rotina com dia, hora e duração
Escrever é uma prioridade para você? Então organize uma parte do seu dia para dedicar às sessões de escrita. Se possível, para começar, pelo menos uma hora por dia de segunda a sexta. Se não der, ao menos duas horas semanais. Dê preferência para as manhãs.
3) Prepare a sua “Caverna do Escritor”
Dentro das suas possibilidades, prepare um espaço para suas jornadas de escrita diárias. Crie um ambiente confortável e calmo. Mantenha a porta sempre fechada e explique para sua família sobre a importância de não ser interrompido(a).
4) Desconecte-se do mundo lá fora
Desligue o celular, desconecte-se da internet e esqueça os e-mails, o whatsapp e as redes sociais. Mantenha seu foco apenas nos seus textos. Se possível, previamente, transfira toda e qualquer outra atividade ou compromisso para depois das suas sessões de escrita.
5) Ao final, deixe o seu texto “descansar”
Ao terminar sua jornada de escritor, não busque revisar o texto. Relaxe. Deixe para analisá-lo no dia seguinte. Ao sair da sua “caverna”, busque se dedicar aos outros afazeres da sua vida.
Outras dicas? Conheça o meu Podcast “Os Caminhos do Escritor”
no Spotify:
https://open.spotify.com/show/3owMnSF4RQOTIrNgE9qTCM?si=skIeoiD1QWyDXUlHihbvUA&dl_branch=1